O Volkswagen Sedam - Fusca
Nasce o carro do povo
Durante encolhimento econômico da Alemanha motivado pela segunda guerra mundial, as montadoras com seus veículos luxuosos já não atendiam as necessidades de mercado, surgindo então a precisão de criar um carro simples e barato para que pudesse ser vendido à população
Ferdinand Porsche, entusiasmado com a idéia de um carro popular desenvolveu em seu escritório
alguns projetos e criou 2 protótipos, o typ 12 e o typ 32, entregues em 1932 para uma montadora de motocicletas da época conhecida como Zündapp, que decidiu aventurar-se na produção do projeto popular, no entanto a parceria não duraria muito tempo culminando com o fechando as portas da empresa por problemas monetários.
Após a primeira tentativa de produção, Porsche, encaminhou-os a uma nova montadora chamada NSU, que daria ao projeto algumas características que se mantém ate hoje como o motor de quatro cilindros, as barras de torção do conjunto da suspensão e o formato da carroceria oval, novamente o projeto fora abandonado por dificuldades no financiamento da produção.
O nome “Fusca” surgiu da dificuldade de pronunciar a palavra Volkswagen que logo se popularizou apenas como WV que já era uma abreviação (A pronuncia original assemelhava se a “fauve” em alemão, o que no Brasil, não demorou a virar fusca e derivados regionais como fuca ou fuque.
Ferdinand Porsche, entusiasmado com a idéia de um carro popular desenvolveu em seu escritório
alguns projetos e criou 2 protótipos, o typ 12 e o typ 32, entregues em 1932 para uma montadora de motocicletas da época conhecida como Zündapp, que decidiu aventurar-se na produção do projeto popular, no entanto a parceria não duraria muito tempo culminando com o fechando as portas da empresa por problemas monetários.
O incentivo de Hitler
Adolf Hitler, após subir ao poder, com o pensamento de modernização e geração de empregos, afeiçoou-se a proposta de um veiculo direcionado ao povo e ao projeto de Porsche, dando o aval para o desenvolvimento cujas principais características do veiculo fossem ser econômico, carregar dois adultos e três crianças, média de 100 km/h, 13 km/litro, refrigerado a ar e que coubessem três soldados e uma metralhadora.
Superados os problemas com o projeto que envolvia melhorias no motor e carroceria e uma quantidade enorme de protótipos dentre eles conversíveis, e ate mesmo sem a vigia traseira, instituiu então em 1937 a Gesellschaft Zur Vorbereitung des Deutschen Volkswagen, GmbH (GeZuVor), traduzida ao português como: "Sociedade para a Produção do Automóvel Popular Alemão", dando inicio a produção do então chamado KdF Wagen (VW internamente) em 1940 e a distribuição de 640 deles ao alto escalão nazista em 1944.
A produção dos modelos civis voltou a ser fabricada logo após o fim da guerra, com parte da sua produção voltada aos servidores públicos como hospitais e correios, e posteriormente importadas aos EUA, caindo no gosto popular.
O carro de combate alemão
Com o direcionamento das economias nazistas voltadas para a guerra, os veículos que eram vendidos e utilizados como forte propaganda de tecnologia, tornaram-se visão de Hitler um instrumento militar deixando de serem produzidos como carros populares para se tornarem carros de combate, entre eles os modelos Schwimmwagen, Kommandeurwagen e Kübelwagen.![]() |
Kommandeurwagen. |
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Kübelwagen. |
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Schwimmwagen. |
A produção no Brasil e a origem do nome "Fusca"
O Volkswagen sedam chegou o Brasil, em 1950 e construído pela Brasmotor (Atual Brastemp) os modelos que inicialmente chegavam a 20.000 passaram assustadoramente a 60.000 cruzeiros devido ao sucesso das exposições, então em 1953 a Volkswagen instala sua montadora no Brasil, em São Paulo, e inicia sua produção com diversas opções de compra, tanto na quantidade de marchas como nas opções de forramento, alcançando em 1973 a produção de 1,25 milhões por ano.O nome “Fusca” surgiu da dificuldade de pronunciar a palavra Volkswagen que logo se popularizou apenas como WV que já era uma abreviação (A pronuncia original assemelhava se a “fauve” em alemão, o que no Brasil, não demorou a virar fusca e derivados regionais como fuca ou fuque.
O fim da produção
Em 1980 o carro símbolo de uma geração deixou de ser fabricado e em 2003 no ultimo pais que manteve a produção, o México, devido às novas leis de emissão de gases poluentes, com o recorde final de unidades vendidas chegando a 21. 529. 464, finalizando como o carro mais vendido no mundo, no entanto nem o fim da fabricação fez com que o modelo caísse no abandono, conquistando vários admiradores por onde passa tornando-se um clássico imortal.CONHEÇA TAMBÉM NOSSA PAGINA DE CURSOS!
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cultura e conhecimento é total fusca
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